Plano estratégico

Motivação

O Conselho Universitário, em meados de 2013, constituiu uma comissão especial com a finalidade de avaliar o impacto que a criação de algumas novas estruturas (PROGEPAES, SRI, SUPECC e Subprefeituras) teve sobre o funcionamento da UFES, bem como de propor a reestruturação organizacional para a Superintendência de Infraestrutura (antiga Prefeitura Universitária).

A Superintendência apresentou à comissão um estudo sólido, baseado nos dados de crescimento da UFES a partir de sua expansão e do ingresso ao Programa Federal de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O estudo apresentado apontou a necessidade de reorganização dos processos de trabalho e da estrutura.

A proposta entregue pela consultoria contratada pelo Magnífico Reitor sobre a estrutura para a Superintendência de Infraestrutura, apesar de bem solidificada, é baseada em uma extensiva departamentalização dos serviços e da estrutura. Desta forma, a partir da análise de tal proposta, foi identificada a necessidade de descrever suscintamente as necessidades da Superintendência sob a ótica de restruturação de serviços e processos de trabalho.

 

Objetivos

Para atender às crescentes demandas por serviços, bem como às geradas pelos órgãos de controle, o foco principal das considerações e propostas deste Plano Estratégico está no redimensionamento dos processos de trabalho objetivando o aumento na efetividade da Superintendência, com diminuição de erros e de retrabalhos e, consequente, com a ampliação da qualidade e economicidade dos produtos e serviços prestados.

Também não há como se desconsiderar o esforço no atendimento às questões da gestão sustentável dos recursos, cada vez mais escassos. Por isso, é imprescindível que a Prefeitura conte com uma equipe e com processos de trabalho que auxiliem a UFES a praticar políticas e serviços que conduzam a um modelo de gestão sustentável.

 

Propostas

Uma nova estrutura, pensada a partir dos processos de trabalho em redefinição na Prefeitura, se faz necessária para atingir os objetivos apontados por este Plano Estratégico. Tal estrutura, baseada em modelos sistêmicos de gestão, viabiliza a execução dos processos de trabalho.

Desta forma, propõe-se o estabelecimento de cinco processos de trabalho como estruturadores de todas as ações realizadas pela Superintendência de Infraestrutura. São eles:

           

 

                      

Missão, Visão e Valores

                   Missão Vissão

                     valores

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910